
Eficiência na iluminação além do retrofit
Há uma estagnação no processo de modernização nos parques luminotécnicos?
Após a consolidação do mercado de iluminação LED, indústrias e cidades começaram a apostar nesses tipos de luminária, pois a novidade era a economia que elas apresentavam versus a quantidade de luminosidade proporcionada. Deu-se início então a um grande processo de modernização, buscando mais eficiência nos parques luminotécnicos dessas instituições.
Mas onde termina um processo de eficientização?
Nessa procura, a Refrescos Bandeirantes, grande nacional do segmento de bebidas do Grupo José Alves foi além e adotou um sistema inteligente de telegestão para suas luminárias. O nome da empresa foi dado em homenagem aos Bandeirantes, pioneiros na construção de nosso país, desbravando-o e reintegrando-o ao seu destino de país-continente. E numa modernização impactante como esta, também não poderiam ficar atrás.
Fundada em 1987, emprega mais de 2.900 colaboradores diretos e 5.200 indiretos, a Refrescos Bandeirantes é conhecida por ser a fabricante das embalagens da Coca-Cola aqui no Brasil. A empresa modernizou 100% do seu parque luminotécnico em um contrato integrado de LED com telegestão da Modulus One, e hoje utiliza o sistema One Lumen na gestão da iluminação da fábrica de Trindade, em Goiás. A fábrica conseguiu reduções superiores a 81% dos custos com iluminação.
Mas, como?
A aplicação do sistema garante para os gestores da Refrescos Bandeirantes um controle e monitoramento de todo o parque através de qualquer dispositivo mobile ou desktop. Na palma da mão, o usuário controla setores ou pontos individuais de iluminação, regulando fluxo luminoso conforme a necessidade naquele momento. Cada luminária é georreferenciada num mapa, evitando que os funcionários precisem percorrer longas plantas para inspeção ou manutenção. Além de todo o acesso a informação, as controladoras embutidas nas luminárias realizam medições de consumo, e o sistema ainda possui a funcionalidade de Alarmística, informando caso alguma destas medições estejam apresentando irregularidades, seja no consumo ou posicionamento, indicando até um possível furto.
O processo de eficientização não termina na redução na conta de energia ou na economia de recursos. Estes parâmetros são inevitáveis para a manutenção da indústria. Ele vai além disso. Busca dar conforto e praticidade para o gestor, que precisa de um overview constante sobre seus processos.